sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MARINA SILVA: O SONHO DE UM PLANETA HABITÁVEL NO FUTURO

com desenvolvimento e crescimento sustentáveis e responsável.








Marina Silva discursa durante o lançamento do Plano Amazônia Sustentável, em 8 de maio de 2008





Marina Silva anunciando criação do Instituto Chico Mendes.



Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima – Nascimento: (Rio Branco, 8 de fevereiro de 1958) é uma ambientalista, historiadora, pedagoga e política brasileira. Foi senadora pelo estado do Acre durante 16 anos. Atualmente, está sem partido.
Foi Ministra do Meio Ambiente no Governo Lula do seu início (2003) até 13 de maio de 2008. Também foi candidata à Presidência da República em 2010 pelo Partido Verde (PV), obtendo a terceira colocação entre nove candidatos, com 19,33% da porcentagem total - expressivos 19.636.359 votos válidos em todo o território nacional. ( ela humildemente nega que os votos foram seus mas o PV, não tinha cacife para gerar estes milhões de votos, não fossem a credibilidade, a coerência e força moral de Marina Silva, em defesa de uma postura pró-vida de nossa mãe terra, com seu coração, útero e pulmão Ambiental dentro de nosso território nacional e continente Sul americano do qual somos mais da metade.) O eleitor consciente e responsável, viu em Marina, a luz da salvação que com certeza iria se expandir interna e externamente multiplicando-se em ações positivas de governantes, políticos e empresários sérios que poderiam tornar possível o Desenvolvimento com sustentabilidade e crescimento.
Candidatura à Presidência
Em 2007, um movimento apartidário de cidadãos, denominado "Movimento Marina Silva Presidente", iniciou a defesa pública de sua candidatura à presidência da República. A repercussão internacional deste movimento fez com que o Partido Verde Europeu influenciasse o Partido Verde do Brasil a convidá-la para afiliar-se em seus quadros. Assim, desde agosto de 2009, Marina foi cogitada a ser candidata à presidência da República pelo Partido Verde (PV).
Marina Silva em campanha, em 2010.



Em 11 de junho de 2010, anunciou oficialmente sua candidatura à Presidência da República, em uma convenção do Partido Verde na qual afirmou pretender ser a primeira mulher, negra e de origem pobre a governar o Brasil.
No início de setembro, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a candidata contava com 10% das intenções de voto, contra 50% de Dilma Rousseff e 28% de José Serra, número inferior aos votos nulos e brancos, que à época somavam 11%.
Um dia antes do pleito, o instituto previa 16% do total de votos favoráveis à Marina, uma variação de 6% em menos de um mês. De acordo com o Ibope, em pesquisa do início do mês de setembro, Marina Silva teria 8% dos votos totais, contra 51% de favoráveis à Dilma Rousseff e 27% favoráveis à José Serra. Na pesquisa da véspera das eleições, o mesmo instituto previa para Marina 16% do total de votos, uma evolução de 8% em um período de um mês. O crescimento de Marina Silva no primeiro turno das Eleições brasileiras de 2010 foi denominado pela imprensa como "onda verde".
Ao final do primeiro turno das Eleições Presidenciais de 2010, em 3 de outubro, Marina Silva obteve 19.636.359 votos, o que correspondeu a 19,33% dos votos válidos, ocupando assim, o terceiro lugar na disputa que seguiu para o segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra. O resultado foi maior do que previam as últimas pesquisas de intenção de votos. Os institutos Data folha e Ibope, por exemplo, calculavam 17% dos votos válidos para Marina e chegavam a prenunciar a vitória de Dilma ainda no primeiro turno.
Marina Silva obteve vitória sobre os outros candidatos em algumas capitais, como Brasília (41% dos votos válidos), Belo Horizonte (39% dos votos válidos) e Vitória (37% dos votos válidos). Ocupou a segunda colocação em estados como Rio de Janeiro (31% dos votos válidos), Amapá (29% dos votos válidos), Amazonas (25% dos votos válidos) e Pernambuco (20% dos votos válidos).
Marina se tornou a candidata mais votada da história na legenda, tornando-se destaque internacional em aliados do PV pelo mundo, principalmente na América do Sul e Europa, onde o partido vem ganhando força na última década. Marina foi lembrada pela Federação dos Partidos Verdes das Américas (FPVA) pela força que conquistou, segundo o copresidente da FPVA, o mexicano Leonardo Álvarez, ela se tornou um ícone da legenda, tornando-se uma referência juntamente com Antanas Mockus, da Colômbia, que transformou o PV na segunda força eleitoral daquele país.




Marina na cidade de Rio Branco, no dia das eleições.



Em relação ao resultado final das eleições, Marina usou de humildade e parabenizou a candidata eleita pela maioria, “Parabenizo a ministra Dilma por ter sido eleita presidente, e a primeira mulher presidente do Brasil”, disse. A senadora desejou “boa sorte” a Dilma e afirmou que a nova presidente deve ter no cargo “a simplicidade dos pombos e a sagacidade das serpentes”. Marina que se declarou "independente" em relação ao segundo turno, obteve sua neutralidade e não revelou o voto. Ainda pelo Twitter, Marina reforçou a parabenização dizendo: “a ministra Dilma era a candidata de uma parte dos brasileiros. A partir de agora, é a presidente eleita de todos nós nos próximos quatro anos.


Marina e Dilma



Saída do Partido Verde
Em 29 de junho de 2011, o jornal Correio do Brasil publicou uma nota informando que Silva estava prestes a se desfiliar do Partido Verde (PV). Segundo a reportagem, Marina autorizou seus aliados a buscarem abrigo temporário em outras legendas, enquanto a própria ex-candidata à presidência recebeu convites e declinou dos mesmos.
"Por egocentrismo e não cumprimento de acordos firmados por parte de alguns dirigentes, o PV, perdeu a grande oportunidade de se consolidar como partido de luta e representação dos brasileiros alinhados com a Qualidade de Vida e responsabilidade Socioambiental, com o futuro de nosso meio ambiente sem prejuízo do crescimento e desenvolvimento que deve ser Sustentável e Responsável. Nossos filhos, netos e gerações futuras, dependerão diretamente do que fizermos ou não agora, para deixar como legado a eles." (nota do blog)

Em 7 de julho de 2011, no evento "Encontro por uma nova política", realizado na Zona Oeste de São Paulo, anunciou oficialmente sua saída do Partido Verde (PV). "Manter a coerência e seguir em frente, é o sentido de nosso gesto." disse Marina. Ela ressaltou também que a saída do partido não tem motivação eleitoral. "Eu não serei refém da Cadeira Cativa de Candidata".

Não é hora de ser pragmático, é hora de ser sonhático e de agir pelos nossos sonhos.
— No discurso de desfiliação do PV no Cine-Clube Socioambiental Crisantempo - Vila Madalena.
SOU MARINEIRO COM MUITO ORGULHO, por poder ajudar a construir um Brasil maior e melhor!

Eu- Daniel Martins- e Marina Silva, SONHÁTICOS mas trabalhando para torná-lo realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário